Fisioterapia Dermato-Funcional

A Fisioterapia Dermato Funcional tem como objetivo a recuperação físico – estético - funcional das alterações decorrentes dos distúrbios endócrino-metabólicos, tegumentares, vasculares e de cicatrização do organismo. A Fisioterapia Dermato-Funcional trata dos distúrbios dermatológicos e estéticos. Atua em alterações estéticas faciais e corporais, afecções endócrino – metabólicas como obesidade e edemas gestacionais; afecções vasculares como linfedemas e úlceras venosas; alterações de cicatrização como aderência e quelóide, pré e pós-operatório de cirurgia plástica.

O Fisioterapeuta dispõe de meios físicos e técnicas terapêuticas como drenagem linfática manual, eletroterapia, técnicas manuais, cinesioterapia, RPG, cosmetologia, endermologia, galvanopuntura entre outros, capazes de tratar efetivamente diversas disfunções causadas pelas patologias clínicas e estéticas com conhecimentos relevantes de Anatomia, Fisiologia e Patologia, direcionando de forma precisa o tratamento, potencializando e assegurando resultados efetivos.

Nos últimos anos, a cirurgia plástica tem apresentado larga divulgação e importante aprimoramento de suas técnicas. A preocupação com os cuidados no pré e pós-operatório tem demonstrado fator preventivo de possíveis complicações e promoção de um resultado estético mais satisfatório. Atualmente, a fisioterapia vem agregando notável importância a este segmento. Utilizando-se de seus recursos específicos, como: preparatório à intervenção cirúrgica, acelera o processo de recuperação pós-operatória e prevenção e controle de complicações comuns.



A fisioterapia Dermato funcional atua nesta área prevenindo o aparecimento de cicatrizes hipertróficas e facilitando o pré e pós-operatório de cirurgias plásticas. Atua ainda, na celulite, flacidez muscular, estrias, envelhecimento cutâneo e queimaduras.



A fisioterapia atua na cirurgia plástica quando o tecido (muscular, nervoso, pele, etc.) for submetido a uma cirurgia e sofrer algum tipo de lesão. Esta lesão precisa ser restaurada. Este processo de restauração recebe o nome de reparação tecidual e ocorre imediatamente após a agressão tecidual. Neste processo encontramos alterações como edema (inchaço), equimoses (manchas roxas) e formação de tecido cicatricial (fibrose). Estas alterações fazem parte do processo de reparo, e são tratadas com fisioterapia, uma vez que trazem disfunções para os tecidos em questão. A fisioterapia dispõe de diversos recursos para prevenção e tratamento de todas as intercorrências do processo de inflamação de reparação tecidual, possibilitando uma recuperação mais rápida e evitando períodos longos de limitações.

Os sintomas do pós-operatório podem ser reduzidos pelo atendimento da fisioterapia através da drenagem linfática manual ou mecânica. Observa-se rapidamente diminuição do edema e hematomas, com favorecimento da neoformação vascular e nervosa, além de prevenir ou minimizar a formação de cicatrizes hipertróficas ou hipotróficas, retrações e quelóides.

Se observarmos os recursos utilizados atualmente na estética, verificamos que a fisioterapia domina esses recursos tanto no aspecto teórico quanto prático. Assim, a classe começou a se interessar pelo assunto e surgiu a fisioterapia aplicada à estética, que tem por objetivo tratar eficazmente os distúrbios estéticos. Esta eficácia se traduz por conhecimentos profundos dos principais recursos utilizáveis na área de estética bem como os conhecimentos específicos de anatomia, fisiologia, etc, o que leva o terapeuta a avaliar profundamente o problema, além de eleger o tratamento adequado.



A Estética Corporal desde os tempos mais remotos vem estabelecendo novas técnicas aplicadas em processos cicatricial por queimaduras ou cirurgias; restabelecimento de paralisias facial; postura corporal; tratamento anti-rugas; anticelulite e antiestrias dentre tantas outras. Hoje tem recebido atenção especial de estudo e atuação do profissional em Fisioterapia que se utiliza os mais modernos equipamentos com tecnologia de ponta dentre os quais: fototerapia de emissão de luz polorizada; ultrasom terapêutico; eletroterapia; pressoterapia; regenerador de estrias; diatermia; gel e cremes específicos.



A Fisioterapia em Estética tem como objetivos principais: oxigenar a musculatura favorecendo a hipertrofia, eliminando células mortas e hidratando a pele, previne e trata a flacidez cutânea, ativando a produção de colágeno e elastina, favorecendo a regeneração celular; ativar e acelerar o metabolismo auxiliando na dieta; dissolver a gordura localizada, modelando e afinando todo o corpo, podendo perder de 2 a 20 cm em média; romper nódulos de fibrose (a celulite) que é uma toxina eliminando através das fezes, suor e urina; é fundamental no pré e pós-operatório. No pré-operatório, para eliminar toxinas, hidratar a pele e preparar a circulação para o corte da cirurgia e favorecer a cicatrização e aderência da pele; e no pós-operatório para eliminar a toxina, edema, hematoma, aderência cicatricial e fibrose, principalmente após a lipoaspiração facilitando o bom resultado da cirurgia.