Fisioterapia e a RPG - Reeducação Postural Global

Apesar de ter chegado ao Brasil no final da década de 90, a Reeducação Postural Global, mais conhecida por suas iniciais RPG, ainda sofre com o desconhecimento por parte de alguns médicos, como também da população. Porém, são os resultados no tratamento de diversas doenças, que esse método vem se afirmando nos últimos anos.

A RPG é uma técnica criada na França que utiliza a harmonia entre ossos e músculos para corrigir problemas de postura, é um método da Fisioterapia que visa a saúde integrada a partir do ajuste entre as estruturas do corpo. Apesar de ser comumente relacionada ao tratamento de disfunções do aparelho locomotor, a RPG em sua originalidade contribui para reeducação do ser integrado, agindo portanto sobre todos os sistemas do organismo humano, seja direta ou indiretamente.

O corpo funciona em cadeias musculares. Uma lesão em determinado lugar gera compensações em outros. Ou seja, quando alguma parte do corpo dói ou está muito tensa, todo o conjunto reage para compensar e a musculatura acaba se contraindo, curvando ou entortando. Os músculos formam uma cadeia e funcionam de forma interligada. Quando são mantidos estáticos, encolhidos, vão se adaptando, encurtando. O resultado é a dor. A solução é colocar tudo no lugar de novo. A RPG é um método que previne e trata lesões osteomusculares e alterações posturais por meio de posturas terapêuticas que alongam, equilibram, e reeducam as cadeias musculares de forma global ao corpo do paciente.

A RPG é um método fisioterapêutico de correção postural que trabalha globalmente o paciente, utilizando posturas de alongamento, com a finalidade de ir do sintoma à causa das lesões, levando ao relaxamento das cadeias musculares encurtadas, ao desbloqueio respiratório e ao reequilíbrio do tônus postural. O profissional fisioterapeuta especialista em RPG realiza um trabalho de alongamento, relaxamento muscular e respiração com o intuito de chegar à causa do problema para eliminá-lo e aliviar definitivamente a dor. A técnica apresenta ainda a vantagem de que a cada sessão os músculos se ampliam e não retornam a posição incorreta quando o tratamento chega ao fim. A postura corporal é de fundamental importância. pois uma boa postura significa que o corpo encontra-se em seu perfeito eixo de equilíbrio. Quando isto não acontece os efeitos podem ser desastrosos tanto para a saúde como para a beleza. A má postura associada à ação da gravidade provoca sérios problemas como escoliose, cifose, lordose e a temível hérnia de disco, problemas estes que podem ser curados pela RPG na grande maioria dos casos.

A Reeducação Postural Global (RPG) surgiu dos estudos realizados pelo pesquisador francês Philippe Emmanuel Souchard com a publicação da obra "O Campo Fechado" (1981). A RPG hoje conta com uma grande equipe de profissionais fisioterapeutas que, junto ao professor Souchard, respondem pelos cursos de formação básica e avançada do método em quatorze países: França, Suíça, Portugal, Itália, Espanha, Bélgica, Luxemburgo, Canadá, Argentina, Venezuela, Uruguai, Chile, Peru e Brasil, bem como pelas pesquisas e atualizações em relação ao tema.

Na reeducação postural global a flexibilidade que permite obter amplitudes articulares normais. As posturas de correção empregadas no RPG decorrem dos diferentes problemas encontrados. A RPG é uma técnica que tem por objetivo melhorar o aparelho musculoesquelético globalmente. Para tanto, o paciente adota posturas, promovendo o alongamento de cadeias musculares. O alongamento adquirido é diretamente proporcional ao tempo de tração, significa que estiramentos prolongados serão mais eficazes para uma ação muscular mais satisfatória. Os alongamentos praticados permitem alongar cadeias musculares encurtadas que não são enumeráveis, porque dentro de uma postura é possível corrigir várias cadeias. Todas as posturas insistem sobre a flexibilização dos músculos inspiratórios, favorecendo o movimento fisiológico do tórax durante a respiração.

A RPG tem efeitos comprovados no tratamento das mais variadas enfermidades causadora de dor. A RPG se aplica aos casos ortopédicos, pós-traumáticos, respiratórios, reumatológicos, neurológicos espásticos, e em todos os casos onde esteja indicada fisioterapia. Na lista de doenças que podem ser tratadas estão: lombalgia, cervicalgia, artrite, enxaqueca, lordose, cifose, reumatismos, torcicolo, labirintite, bursite, tendinite, pés planos e cavos, joelhos valgos (para fora) ou varos (para dentro), joanetes, escoliose (desvio da coluna vertebral), dores cervical e dorsal, hérnia de disco, labirintite, asma, bronquite, estresse, distúrbios circulatórios e digestivos, estrabismo, entre outras.



RPG é uma atividade indicada a pessoas de qualquer faixa etária. Ela trabalha duas vertentes: a reeducação postural e as lesões articulares. O tratamento é individualizado e visa enrijecer e alongar a musculatura, buscando reeducar a postura e aliviar dores. As posturas são feitas juntamente com exercícios respiratórios orientados pelo fisioterapeuta.