Fisioterapia Facial

O crânio é uma estrutura óssea que protege o cérebro e forma a face. Ele é formado por 22 ossos separados, o que permite seu crescimento e a manutenção da sua forma. A face é a parte frontal da cabeça conhecida como rosto, onde se encontram o nariz, olhos, boca e orelhas, e assim como o resto do corpo, possui circulação, articulações, músculos e pele, mas que merecem uma atenção especial.


O Maxilar determina o formato do rosto de uma pessoa, e isso faz com que ela tenha seu estilo. A articulação que liga o maxilar aos ossos do crânio é a temporo-mandibular, ou como é conhecida “ATM”.


Podem ocorrer diversos problemas envolvendo a face, tanto articulares, quanto musculares. Os mais comuns são as paralisias faciais, distúrbios ortodônticos como oclusão dental, distúrbios de pele, como acne, manchas e rugas. A fisioterapia pode ajudar nestes casos e em outros, atuando sempre de forma multidisciplinar para ajudar o paciente a se recuperar mais rapidamente. Os pós-operatórios dentários e de cirurgias plásticas, por exemplo, podem dar uma ajuda expressiva aos pacientes que realizam fisioterapia, através de drenagens faciais e conduta antiinflamatória. A fisioterapia facial cuida de distúrbios inflamatórios, dolorosos, edemas, distúrbios articulares, dores de cabeça, traumas na região do rosto, distúrbios da pele (acne, manchas, cicatrizes e rugas), distúrbios musculares e linfáticos.


A fisioterapia será destinada ao controle da dor e sintomas na fase inicial de tratamento, possibilitando, posteriormente, durante a fase assintomática do paciente, o restabelecimento de um equilíbrio do sistema músculo-esquelético e das estruturas faciais envolvidas por meio de exercícios para ganho de força, resistência, coordenação e propriocepção. A avaliação da coluna cervical é sempre necessária nas queixas de dor facial, pois muitas vezes a musculatura torna-se rígida na região do pescoço causando dores de cabeça. Os músculos inseridos na mandíbula se relacionam direta ou indiretamente com os músculos cervicais e torácicos. As estruturas crânio-cervicais são relacionadas ente si, formando um complexo que por sua vez é integrado a outras estruturas do corpo humano.


São objetivos do fisioterapeuta dermato-funcional facial preservar, manter, desenvolver e/ou restaurar a integridade de órgãos, função ou sistemas tegumentar e músculo-esquelético, garantindo melhor condição bio-psíquico-social do indivíduo elevando sua qualidade de vida.